O termo “angústia” significa estreitar, aperta ou afogar. Daí podemos entender a expressão “aperto no peito” que pode causar ansiedade, inquietude, sofrimento ou tormento. Definindo angústia, precisamos saber o que provoca essa sensação.

A angústia é uma sensação de natureza humana. Partimos do princípio que o homem é um ser livre e decide sua própria vida, é encarregado pelas suas escolhas e luta pela sua existência. Porém nessa busca, ele se depara com inúmeras possibilidades e ao mesmo tempo o medo que muitas vezes o paralisa.

É na angústia que o homem direciona seus pensamentos e ações. Suas escolhas podem ser autênticas ou até mesmo disfarçadas, conscientes ou inconscientes. Mas, o homem existe para escolher, disso ele não escapa.

Quanto menos o homem escolhe mais angústia ele gera. A angústia ocupa um espaço fundamental no desenvolvimento da espécie humana. Faz com que o homem se confronte com o desconhecido necessário, com a dúvida, com a incerteza, com o risco para sentir-se pertencente ao mundo no processo de vitórias e fracassos.

Então podemos entender que a angústia é necessária no encadeamento e no aperfeiçoamento da civilização. A grande sacada é você aprender a lidar com que lhe amedronta e arriscar tentando ser fiel e responsável com suas escolhas e consequências.

Siga em frente, não adianta tentar fugir, a vida segue para todos!

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.