Calúnia é um termo que vem do latim, quer dizer engodo e embuste. E segundo o código penal diz: “caluniar alguém é imputar-lhe falsamente fato considerado como crime”. Ou seja, a calúnia consiste em impor, traiçoeiramente, à alguém a responsabilidade de um fato determinado.

Vulgarmente conhecido como FOFOCA, calúnia é um fenômeno que acompanha a humanidade desde sempre. Um mal destrutivo embora divertido para muitas pessoas. O desejo de falar, de se comunicar é uma ação natural do ser humano. Porém, quando falamos mal de alguém, muitas vezes não medimos as consequências de nossa fala.

A calúnia tem origem no sentimento de inveja, do ódio, do orgulho e do egoísmo. São ferramentas utilizadas para atacar as pessoas de bem. Quem tem amor no coração não calunia quem quer que seja, e não tem essa necessidade. Calúnia é um fruto de mentes distantes do sentimento de amor. As pessoas criam, mentem, distorcem fazem tudo para tentar manchar a imagem de seus inimigos, “amigos”, colegas de trabalho, entre outros.

Quando somos vítimas de calúnia, ainda que procuramos negar e esconder o fato, sofremos uma violência moral, psicológica e física. A calúnia fere a alma. Sentimos vergonha de sermos caluniados quando a vergonha seria mais adequada sentir, por aquele que gera a calúnia. E com frequência, até mesmo nos submetemos ao caluniador no grupo em que circulamos. Opa! E como isso acontece…!

Se serve de consolo, o caluniador é uma pessoa que está sempre em guerra consigo mesmo. Sofre de desamor. Quem estar de bem com a vida não tem necessidade de caluniar, passa por ela apreciando as coisas boas, ver a vida colorida. Diferente do caluniador que vê a vida num cenário cinzento.

Porém, se você foi vítima de calúnia, lembre que ninguém e nada do que falarem de mal a seu respeito, embora a dor, não diminui seu valor, sem que você permita. Sua melhor resposta é sua história. Não confronte, não desperdice energia tentando provar o contrário. Se necessário, use a lei dos homens, lembre-se, é crime! Pratique a virtude. Se ame acima de tudo!

About The Author

Envie seu comentário

Seu email não será publicado.