Querer agradar os outros precisa ser antes de mais nada uma opção, se for uma obrigação fique atento, isso pode ser um gerador de problemas. Agradar um filho, os pais, um amigo ou até uma pessoa especial, é prazeroso e não há problema algum com isso.

Mas querer agradar sempre, talvez venha com uma necessidade de ser aceito e ao mesmo tempo são aqueles que não conseguem lidar com os conflitos ou até mesmo com a frustração, embora se sentem sempre ameaçados por ela, a frustração.

São pessoas com autoestima disfuncional e que desconhece seus próprios desejos. Passam quase que a vida toda conhecendo o desejo do outro de uma forma extraordinária e surpreendente. Se sobressaem como excelentes funcionários, anfitriões e amigos. Estão sempre rodeados por pessoas, assim como, estão sempre disponíveis a algo ou a alguém.

Mas atenção, tudo isso não significa bondade, pessoas assim, precisam sempre ser recompensadas com reconhecimentos e elogios. Se por um lapso, alguém deixar de elogiar ou agradecer a esse tipo de pessoa, isso será o fim do mundo e pode gerar um ressentimento que levará para o túmulo.

Como um dia a “casa cai” e o corpo padece, até porque ninguém consegue viver a vida toda agradando a todos e não reconhecendo também o que lhe agrada, ressalto que é um grande risco à saúde mental e física. Se o outro sempre vem na frente, em que posição você virá?

Se determine a tentar dar um “stop” em tudo. Se permita a pensar em você. Se você se sente obrigado a dizer “Sim” sempre, aprender a dizer “Não” ao outro, pode ser o primeiro desafio.

Comece pelas coisas mais simples como escolher o que você quer comer, com quem você quer estar, o que você quer vestir, que música você gosta de ouvir, entre outras atividades simples que podem fazer uma diferença muito grande a você.

Cada escolha uma conquista e cada conquista uma vitória para a liberdade. Tente agradar primeiro a você. Não entenda como egoísmo, e sim, como amor próprio.

Um forte abraço!

 

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.