Embora não pareça, mas o auto elogio ou a necessidade de ser elogiado, pode estar relacionado a uma auto estima disfuncional, onde a pessoa de forma disfarçada ou até mesmo inconsciente se  menospreze e não consegue perceber seu próprio valor e precisa dessa confirmação do outro. 

São pessoas que tem uma percepção de si mesmo, como algo pequeno e inferior, que mesmo adulto revisitam a infância com frequência, que possivelmente, fizeram um registro lá atrás, de relacionamentos com pouca expressão de fala positiva e afeto verdadeiro e com dificuldades em acreditar nas pessoas que as elegiam hoje. 

Daí a necessidade da repetição do elogio ou o do auto elogio que se torna muitas vezes amplificada e incongruente por conta do excesso. É como se a pessoa não conseguisse  perceber, que um elogio é natural e expontâneo. Perde o “time” e a capacidade do juízo crítico. 

Se você tem necessidade de sair por aí dizendo o quanto se acha perfeito, sexy e atraente, sugiro que você tente entender de onde vem essa necessidade, sua auto estima pode estar lá embaixo e realmente precisa dessa auto afirmação. Certamente, está precisando escutar alguma espécie de elogio de alguém, e como provavelmente não escuta, precisa ouvir de si mesmo. É bem verdade, que você pode está precisando se afirmar pra se sentir “bem” com você mesmo. 

Sugiro então que você tente falar pra você mesmo, quantas vezes for necessário, pratique sua auto confiança, pode ser um recurso que funcione sem você precisar se expor. Sugiro ainda, que precisa ser de dentro para fora, não precisa ficar repetindo isso alto por aí, porque não é legal, acredite!

Claro, muita gente pode até concordar com esse seu funcionamento, por um questão de educação, mas ninguém vai achar isso bacana. Quando você receber um elogio, simplesmente tente agradecer e sinta o quanto você pode ser uma pessoa legal e aprenda a curtir plenamente de uma maneira que seja sua apenas, divulgar para que? É desnecessário para o outro! 

Um forte abraço! 

About The Author

Envie seu comentário

Seu email não será publicado.