O termo Narcisismo refere ao amor de uma pessoa a si mesma. Isto é, auto- adoração, interesse exagerado e doentio da pessoa, voltado para ela mesma e uma veneração pelo próprio corpo. O narcisista tem como objeto de desejo uma pessoa do mesmo sexo: ela mesma!

 O pessoa que traz o narcisismo patológico na sua frágil personalidade é tão vaidoso que necessita da adoração, bajulação e do aplauso do outro para sua própria sobrevivência. São necessidades inconscientes, porém vitais para se manter ativo e alimentar uma ansiedade latente e constante.  A pessoa narcisista precisa se manter de forma exaustiva e onerosa, bela e atraente. Oneroso ao extremo! Manter-se atraente e belo para todos e sempre, custa muito caro. Gastos exorbitantes são mantidos com roupas e sapatos de grife, perfumes caros, salão de beleza, clínicas de estética entre outros recursos atrativos para ser admirado, invejado e claro, aplaudido!

 O narcísico não pára de comprar nunca, nem em época da crise que atravessamos hoje. Diante de todo esse cenário é que muitos desenvolvem dificuldades de toda ordem, financeira, psicológica, familiar e social. O carnaval para alguns narcísicos acaba sendo um momento extremamente propício para atuarem. Ora gastando de forma exorbitante comprando a melhor fantasia, adereços e pedrarias, ora exibindo um corpo desnudado, malhado e belo, dando vazão ao imenso vazio existencial.

O vazio existencial no adulto narcísico deriva de uma criança que tem a certeza que jamais será amada como deseja e necessita. Por isso precisa retornar com toda essa carga de desejo para si mesma. É cíclico e patológico. Se expõe a todo instante nesse movimento na tentativa de uma gratificação plena que constantemente é frustada conscientemente e/ou inconscientemente.

A formação de uma personalidade narcisista, pode se originar na base da educação da criança. Sugiro que os pais, familiares e amigos podem valorizar a criança com adjetivos que qualifiquem a beleza exterior entre outros supérfluos.  Porém, é preciso que ressalte e enfatize a importância de valores como a honestidade, a solidariedade, a honradez, o respeito ao próximo, a beleza interior como qualificações essenciais para o desenvolvimento de uma estrutura de personalidade saudável e segura. Fica a dica!

Um forte abraço!

About The Author

Envie seu comentário

Seu email não será publicado.