decor 1um

Muitas vezes são pequenos, mas ganham grande destaque dentro de casa. Assim são os banheiros, espaços íntimos que, para muitos, merecem tanta atenção que chegam a se tornar verdadeiras estrelas dentro do projeto de reforma, isso quando não são criados especialmente para atender todas as necessidades e anseios do morador, segundo nos contam a arquiteta Rosângela Martins e a designer de interiores Zelinda Gouvea. A dupla diz que para estes ambientes, os cuidados começam pela escolha do revestimento. Cerâmica retificada, porcelanato (polido ou fosco), granito e mármore (natural ou industrializado), são ainda as melhores opções para um espaço onde a umidade é maior. “Fazer composição destes elementos com peças decorativas, como pastilhas, tanto as já bem conhecidas no mercado, como também as que dão um efeito em 3D, por exemplo, dá um toque especial e diferenciado a qualquer banheiro. Já nos lavabos, por se tratar de ambientes com menor incidência de umidade, podemos usar papel de parede ou, para quem deseja um ar mais rústico, a madeira”, comenta Rosângela.

decora 2dois

Devido à umidade nesses espaços, Zelinda lembra que a entrada de ar e luz natural é imprescindível para evitar a formação de mofo e a contaminação do ar. Não havendo essa possibilidade, a opção fica pelo uso de exaustor, principalmente durante o banho. Isso evita que se danifiquem também os móveis nesses espaços. “Os móveis em MDF ou MDP, protegidos com material melamínico, suportam bem a umidade dos banheiros e lavabos. Nichos em acrílico ou vidro também ficam ótimos e dão leveza ao ambiente”, frisa a designer. Para o décor, é preciso ter um layout muito bem definido com equipamentos e móveis que atendam às necessidades de uso. Entre as apostas da dupla estão frascos de fragrâncias, kits de higiene sutilmente organizados em bandejas espelhadas ou em resina, que costumam ser encontradas na Spazio Del Bagno. Torna tudo muito prático e sem exageros desnecessários. As cubas também ganham destaque nos projetos de Rosângela e Zelinda.

decora 3tres

Segundo elas, as de apoio, aquelas que ficam em cima da bancada, dão um ar de modernidade e glamour dependendo do material, que pode ser louça, polipropileno, resina, corian e até mesmo metais. “Muitos também optam em ter uma bela cuba esculpida em granito, mármore (natural ou sintético), especialmente nos lavabos, considerado o ‘cartão de visitas’ de qualquer residência”, lembra Rosângela.

About The Author

Envie seu comentário

Seu email não será publicado.