Quando termina o carnaval, para algumas pessoas, é comum emergir um sentimento de vazio, típico de final de festa. Nos dias de carnaval, cria-se a ilusão, para muitos foliões, de que novos amigos serão para sempre, como também novas paixões fulminantes vividas na folia, irão além da quarta-feira de cinzas. Porém, a possibilidade de, de repente ficar apenas nas “ficadas”, a pessoa às vezes não conta.  Os amigos estão indo embora, e assim vem o silêncio provocando uma enorme frustração. E mais, geralmente aqueles que são mais eufóricos, são os que mais estão predispostos a sofrer com o vazio. 

Então, é hora de tirar a fantasia e voltar a realidade. A festa acabou! Os especialistas dizem que, para alguns, não há como fugir desse cenário de vazio. Mas não quer dizer que tal situação seja insuportável. Sentir-se triste no final de festa é tão natural quanto sentir-se eufórico ao se preparar para ela, especialmente quando se trata do nosso Carnaval, que se prolonga por dias. O que não é natural, é a tristeza profunda para alguns foliões se arrastar por semanas. 

No carnaval, especialmente no Brasil, busca-se a sensação de explosão de alegria, é o momento de transgredir, de incorporar personagens, de liberar as repressões socialmente impostas e deixar o desejo falar mais alto. Obviamente que isso tem um custo. Sendo assim, é normal que a sensação de vazio se instale quando as pessoas voltam à realidade. Esse sentimento pode ser comparado a uma crise de risos, por exemplo. Você já percebeu que após darmos uma boa gargalhada de uma piada, qualquer outra nunca é boa o bastante para superar a anterior? Até nosso corpo, nossa mente e emoções se encaixarem novamente na realidade de cada um de nós a sensação de vazio perdura. 

Então vamos tentar segurar a nossa onda tentando voltar primeiramente a nossa rotina de trabalho. O trabalho pode ser um dos recurso terapêuticos que irá combater o enorme vazio causado pela catarse deixada pelo excesso de euforia vivida no carnaval. Rever colegas de trabalho, pagar as contas que ficaram e que virão, pode ser ideal para que no próximo carnaval você tenha uma nova oportunidade de aproveitar e cair novamente na folia. Se entregar para este vazio, por dias, não levará você a lugar nenhum! 

Um forte abraço!

About The Author

Envie seu comentário

Seu email não será publicado.