2017 está passando rápido. Já estamos no quarto mês do ano e você ainda não conseguiu organizar nem a papelada do ano passado?
Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito: organização, segundo Maximiano (1993), é a contribuição de esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que, do contrário, seriam inatingíveis para qualquer pessoa. Seguindo esse conceito, chegamos a conclusão de que a organização pessoal nos leva a contagiar os indivíduos do nosso convívio, seja este pessoal ou profissional.
Em nossa rotina atual, todos os dias recebemos uma enxurrada de informações e responsabilidades – coisas que entram e nem sempre saem de nossas vidas. Se formos incapazes de organizar tudo isso, caímos em um abismo do qual, muitas vezes, precisamos de ajuda profissional para sair, ou, simplesmente, aprendemos a conviver com ele.

Vantagens da organização pessoal:
O simples fato de se organizar já nos deixa em vantagem. A partir dela, conseguimos:
> Ideias mais estruturadas;
> Trabalhar com foco;
> Profissionalismo e qualidade em nossas atividades;
> Resultados eficazes;
> Maiores chances de sucesso;
> Propriedade no fazer;
> Prazo para começar e terminar;
> Maior tempo para lazer e aproveitar família e pessoas queridas.

Meios para alcançar a organização pessoal:
– Eliminação:
Desfaça-se de tudo o que não lhe sirva mais, faça uma análise geral de fotos, músicas, leituras, objetos pessoais, roupas, sapatos, acessórios … qualquer coisa que acumule desnecessariamente. Mas essa limpeza precisa ser profunda; não se atenha somente ao físico, ignorando o virtual. Pode até ser um processo doloroso, mas é necessário para sua caminhada e crescimento. Já ouvi relatos de pessoas que se sentem acorrentadas e que não conseguem sair desse círculo. Experimente este processo e sinta o quão bem irá lhe fazer. Você tirará uma carga pesada e descartável de sua bagagem.

Exemplos de eliminação:

> Contas que já foram pagas; algumas precisam ser guardadas por até 5 anos, outras, você pode pedir a certidão negativa;
> Roupas e sapatos que não servem mais;
> Jornais, revistas e outros;
> Embalagens vazias;
> Produtos vencidos;
> Dentre outras.

– Planejamento pessoal:

Defina seus objetivos de forma clara, estabelecendo prazos. Descreva minuciosamente o que pretende, como alcançar, onde, quando, com quem, e, principalmente, por que quer alcançar esse objetivo.
Para atingir suas metas, você não pode esquecer da organização financeira. Ela será fundamental para toda e qualquer realização. Se necessário, pesquise e inteire-se em assuntos de finanças.
O hábito de fazer listas é fundamental para o processo de organização. Anote todos os seus compromissos, mesmo que seja apenas um café com uma amiga, e não deixe de consultá-los todo dia. Felizmente, temos os smartphones para nos ajudar nesta tarefa cotidiana.
Outro ponto muito importante é o cuidado consigo mesma. Saúde mental e corporal são fundamentais para o nosso processo de organização.
A organização pessoal levará você a um novo ciclo de vida. Não pense que isso tem a ver com patologias, como o TOC; é apenas qualidade de vida. Faça essa experiência por você e por aqueles que você ama.

About The Author

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.